A Carteira de Motorista Digital é a versão do documento para condutores disponibilizada pelo Código de Trânsito Brasileiro para os motoristas em todo o trânsito nacional. Por isso, te ajudamos a entender tudo sobre a Carteira de Motorista Digital e fazer o download facilmente em 2023!
O que é a CNH Digital?
A CNH Digital é a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação. Nesse sentido, o documento digital fica disponibilizado no aplicativo do smartphone. A CDT. Carteira Digital de Trânsito, conta com as mesmas informações e com a mesma validade legal do documento impresso.
Assim, o motorista pode portar e apresentar a CNH Digital em qualquer abordagem, bem como utilizar a CDT como documento de identificação. A versão digital da CNH pode ser baixada diretamente no app oficial do governo. Todos os cidadãos que contam com o QR Code já impresso na CNH física podem solicitar a CDT.
Quem pode baixar a CNH Digital?
Para fazer o download da CDT, é preciso cumprir dois requisitos básicos; são eles:
1. Ter a CNH impressa com o QR Code
As carteiras emitidas a partir do ano de 2017 contam com um QR Code na parte externa inferior do documento. É justamente com esse código que o cidadão terá acesso à versão digital dentro do aplicativo do governo. Quem tem a carteira mais antiga não consegue solicitar a CDT, precisando solicitar a renovação junto ao Detran.
Cupom UBER Grátis: 7pahqbrtue
ou LINK DIRETO DO CUPOM:
-------2. Ter conta no portal Gov.Br
O Login Único no portal GOV.BR é um cadastro no site oficial do governo. A inscrição é feita com CPF e senha, funcionando para diversos outros serviços do Governo Federal, como inscrição e pagamento de impostos. O cadastro no portal GOV.BR também será utilizado para a CDT.
Como baixar a CDT?
O condutor deve baixar o aplicativo oficial da CDT, disponibilizado nas lojas do Android e do iPhone ou na página do Governo. O login é feito com o CPF e a senha cadastrados no portal GOV.BR. Após realizar o login, o cidadão precisa escanear o QR Code da CNH impressa.
Dentro do aplicativo, o condutor precisa tirar uma foto de si mesmo e enviar, procedimento utilizado para garantir a segurança da identidade do motorista. Depois, também é preciso confirmar o CEP cadastrado no Detran. Em seguida, o aplicativo corrobora todos os dados para confirmá-los.
Após a confirmação completa por parte do aplicativo do CDT, a CNH Digital já fica disponibilizada no app. Em caso de erros, o condutor pode re-informar os números de e-mail, CPF, identidade ou até endereço do CEP. Caso o problema persista, é possível entrar em contato com o suporte por telefone ou e-mail direto no portal gov.
Como usar a Carteira Digital?
A Carteira Digital fica disponível no aplicativo oficial no smartphone, podendo ser acessada a qualquer momento. Não é indicado fazer a impressão do documento, visto que essa não é a forma correta de apresentação da versão digital do documento.
Por isso, a CDT fica guardada dentro do aplicativo. Nesse sentido, em qualquer situação, o motorista pode apresentar a CDT para comprovação da identidade e do direito de dirigir. Isso porque a CNH Digital tem a mesma validade e a mesma autoridade da CNH impressa.
Por fim, vale ressaltar que a CDT não serve exatamente só para substituir a CNH Digital. O mais indicado é que o motorista tenha as duas versões em mãos, para facilitar a condução com a Carteira digital e ter uma segurança com a versão impressa em caso de problemas com celular ou bateria.