O transporte de cachorro pode ser algo corriqueiro no dia a dia de quem anda nas cidades com a Uber. E aí fica a grande questão para motoristas parceiros e para os próprios passageiros do aplicativo: Uber aceita cachorro? Para te ajudar a entender a questão, separamos uma explicação completa sobre o assunto; confira!
O que houve com o UberPET?
Por um período, a Uber contava com a opção UberPET, que podia ser selecionada tal qual outras funcionalidades, como UberX ou Uber Black.
Porém, já há mais de dois anos, a Uber silenciosamente tirou a opção, ainda que sem avisar aos clientes. Dessa maneira, não é mais possível selecionar o UberPET, o que não quer dizer que a pessoa não pode levar o pet no carro.
O Uber aceita cachorro?
A Uber não estabelece uma definição, e a escolha de aceitar o cachorro ou não fica a cargo do motorista Uber. Por isso, a orientação da Uber é que o passageiro informe ao motorista assim que o mesmo aceitar a corrida. O contato pode ser feito pelo chat do app ou até por ligação, ficando sob a responsabilidade do cliente informar que há um cachorro e questionar se o motorista aceita a corrida.
É importante ressaltar que o motorista parceiro pode negar a corrida com o cachorro, visto que é uma decisão que leva em consideração a estrutura do veículo. Vale ressaltar também que o motorista pode ter algum problema de alergia com o animal, dando total liberdade para que o profissional defina suas opções.
A questão muda quando se refere aos cães-guia. Nesse sentido, os portadores de deficiência visual, de acordo com a Lei 11.126, têm o direito de entrar em qualquer transporte com o auxílio do animal, visto que é parte fundamental para a segurança do cidadão.
Regras de transporte do cachorro para o passageiro
A primeira regra para o passageiro é informar o motorista, afinal, é direito do parceiro do Uber em recusar a corrida pelos seus próprios motivos. Por isso, o passageiro precisa informar por mensagem ou por ligação que estará transportando um cachorro na corrida, o mesmo vale para gatos.
Outro pré-requisito é utilizar a caixa de transporte para levar o animal no veículo. Não é imprescindível contar com equipamento, mas pode ser fundamental para que o motorista parceiro aceite a corrida, visto que traz segurança para o profissional.
Cupom UBER Grátis: 7pahqbrtue
ou LINK DIRETO DO CUPOM:
-------Além disso, o passageiro pode levar toalhas, saco para as necessidades e coleira, visando oferecer toda a segurança para a limpeza do veículo. Vale ressaltar que é de responsabilidade do cliente os cuidados com o próprio animal e com o veículo do motorista.
Regras de transporte para o motorista parceiro
Em primeiro lugar, o motorista parceiro tem o poder de decisão sobre levar ou não o cachorro. Nesse sentido, a escolha pode ser feita à medida que o passageiro solicita o pedido por ligação ou por chat do próprio aplicativo. Em caso de o motorista negar levar o passageiro no ato de chegada, é possível justificar para a Uber que o passageiro descumpriu as regras.
Caso o motorista opte por levar o passageiro com o cachorro, é necessário que o cliente cadastrado tome conta do animal, visto que o motorista precisa estar concentrado na direção. A legislação brasileira, inclusive, pode aplicar multa se o animal estiver solto dentro do veículo sem proteção, visto que é uma forma de distração para a segurança da condução.
Além disso, se por descuido do passageiro o cachorro realizar algum dano ao veículo, é possível que o motorista faça a solicitação da taxa de limpeza, seguindo as mesmas regras impostas em outras situações parecidas.
Vale a pena aceitar o transporte com cachorro?
A decisão vai depender da situação de cada motorista. É importante entender que o animal pode deixar pelos e sujeira, o que atrapalha bastante o próximo passageiro. Por outro lado, a permissão pet friendly pode atrair mais clientes e mais chamadas para o veículo.
Por isso, cabe ao motorista parceiro definir suas próprias condições, colocando na balança se vale a pena ou não oferecer a possibilidade. Além disso, há a chance de criar algumas regras, como a necessidade de contar com a caixa de transporte.