Uber tem que ter cadeirinha no carro?

Muitas pessoas se perguntam se o Uber tem que ter cadeirinha no carro?! Essa é uma pergunta frequente pelos usuários deste aplicativo, e para lhe tirar todas essas dúvidas, resolvemos fazer um post abordando especialmente este assunto. Continue nos acompanhando e saiba se o Uber tem que ter cadeirinha no carro

Uber tem que ter cadeirinha no carro?

Uber tem que ter cadeirinha no carro?

Em 2008, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) sancionou a Lei de Resolução 277, popularmente conhecida como lei das cadeirinhas, a qual definiu a obrigatoriedade de assentos especiais para crianças. 

O principal objetivo desta lei é evitar maiores problemas às crianças em caso de acidentes de trânsito. A seguir, confira mais informações sobre e tire todas as dúvidas relacionadas à se o Uber tem que ter cadeirinha no carro!

Sobre a Lei da Cadeirinha!

Assim como já mencionamos anteriormente, a Lei da Cadeirinha foi criada em 2008. Ela estabelece que todos os menores de 10 anos precisam ser transportados em veículos automotores no banco traseiro, usando cinto de segurança ou assentos especiais. 

Uber tem que ter cadeirinha

A obrigatoriedade desses equipamentos vem sendo bastante discutida. Isso porque recentemente o Presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento revelando que deseja eliminar a multa para condutores que transportarem crianças sem o uso da cadeirinha de retenção.

✓ Saiba detalhes sobre usar o Uber débito pagamento

Hoje em dia, a multa para esse tipo de infração é considerada gravíssima pelos órgãos de Trânsito, chegando a ser no valor de R$ 293,47, além perca de sete pontos na carteira.

Ainda estando em vigor, a Lei de Resolução 277 estabelece que as cadeirinhas devem ser usadas da seguinte forma:

  • Bebê conforto: até 1 ano de idade;
  • Cadeirinha: de 1 a 4 anos;
  • Assento de elevação: de 4 a 7 anos.

Crianças à partir de 10 anos de idade já podem ser transportados no banco dianteiro do veículo utilizando o cinto de segurança. 


Quem não precisa utilizar a cadeirinha?

Há algumas exceções que não precisam utilizar a cadeirinha como equipamento de segurança para crianças no veículo. Será que o Uber tem que ter cadeirinha no carro? 

✓ Vai chamar seu motorista? Pegue seu cupom de desconto Uber

Cupom UBER Grátis: 7pahqbrtue

ou LINK DIRETO DO CUPOM:

-------

Ao longo deste post você saberá a resposta certa dessa pergunta. Mas antes, confira as categorias que não sofrerão nenhum tipo de infração caso não esteja utilizando os assentos especiais:

  • Táxi;
  • Veículos escolares;
  • Transporte coletivo;
  • Transporte de aluguel;
  • Veículos com peso bruto total superior a 3,5t.

Uber tem que ter cadeirinha no carro?

Mas afinal, Uber tem que ter cadeirinha no carro?! Há uma certa contrariedade nessa questão. Isso por que segundo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito nº 533/2015 veículos de transporte autônomo de passageiros não são obrigados à utilizarem acessórios para transporte de crianças de até 7 anos, considerando a categoria de táxis. 

Uber tem que ter cadeirinha no carro?

Mas, se fomos pensar de forma clara, os motoristas de aplicativos não estão enquadrados na categoria de Táxi. Ou seja, a Uber, Cabify ou de qualquer outro app. Sendo assim, podemos dizer que os motoristas Uber são obrigados a transportarem crianças na cadeirinha.

✓ A grande resposta: Ifood, Rappi ou UberEats? Qual é melhor?

Para evitar problemas futuros, se você é motorista do aplicativo Uber e vai transportar uma criança, é de suma importância entrar em contato com os responsáveis para verificar se eles possuem o assento adequado à idade da mesma. Afinal, você poderá ser punido rigorosamente.


Como solicitar um Uber com cadeirinha?

Os papais e mamães de plantão sempre estão passando por esse “probleminha” na hora de solicitar uma viagem com o Uber. E para evitar esse tipo de problema, ao solicitar a viagem e assim que o motorista do aplicativo aceitar, pergunte logo se o mesmo possui cadeirinha.

Alguns motoristas vão possuir, porém, é muito raro! O ideal mesmo é que você tenha o assento ideal para o seu bebê. Informe antes ao motorista a utilização do assento! Para mais detalhes, procure o Uber telefone.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.83
Total de Votos: 6

Uber tem que ter cadeirinha no carro?