O serviço já vem causando polêmicas há bastante tempo, mas agora novidades indicam que o Uber Moto vai acabar em 2024. Será que isso é mesmo verdade? Entenda a fundo o que está acontecendo e se esse pode ou não ser um indício do fim da Uber!
Surgindo como uma maneira interessante de usar os serviços da empresa para locomoção, a modalidade vem enfrentando diversos desafios.
Ao que parece, o modelo de transporte por aplicativo não é muito seguro e os relatos de acidente durante as viagens não param de chegar.
Hoje ele está sendo considerado um risco no trânsito e já foi bloqueado legalmente em algumas cidades do país. Entretanto, agora a coisa parece que ficou ainda mais séria e o rumor mais recente é de que o Uber Moto vai acabar em 2024.
Mas será que isso vai mesmo acontecer? Confira aqui as novidades mais recentes sobre o caso e se é ou não possível vermos o fim da Uber no país!
Uma opção relativamente recente no aplicativo, o Uber Moto chega com a promessa de corridas mais rápidas e baratas no trânsito, enquanto mantêm os padrões de segurança da empresa.
Nele, ao entrar no aplicativo, além de poder escolher entre as tradicionais viagens de carro, o passageiro encontra a opção “Moto” na seção “Econômico”.
Tirando isso e o fato que você será levado de moto ao invés de um carro, o resto do procedimento é o mesmo. Você escolhe o ponto de partida e o destino, podendo ver então o valor da viagem.
Entretanto, é necessário ressaltar alguns pontos, começando pelo fato de que esse serviço é diferente do Uber Flash, destinado ao transporte de itens. Além disso, o uso de capacete é obrigatório, com recomendação de que o próprio passageiro leve o seu.
➜ Motorista de Moto 99: Como fazer o cadastro? (passo a passo).
Mas se você vem prestando atenção nos noticiários recentemente, deve ter se deparado com a notícia indicando o fim da Uber, ou pelo menos o fim da modalidade.
Acontece que, desde que foi lançado, a viagem de moto tem sido alvo de críticas devido a acidentes que aconteceram em um número alarmante. Segundo as reclamações, as viagens do Uber Moto representam um perigo para a segurança pública.
Mas as reclamações não são apenas com a Uber. Empresas com serviços semelhantes como a 99 também estão na mira. Inclusive, em meados de 2023, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro tiveram a modalidade interrompida, com proibição direto das prefeituras.
Segundo as prefeituras, os padrões de segurança da empresa para aceitar parceiros são insuficientes e o setor precisa de uma regulamentação mais completa.
No momento, para trabalhar como Uber Moto o parceiro precisa apenas cumprir os requisitos básicos — segundo as autoridades — de ter mais de 18 anos, CNH na categoria correta e foto no perfil do aplicativo.
Além disso, a moto de trabalho precisa ter a data de fabricação acima de 1996 (2008 para Rio de Janeiro e São Paulo) e o CRLV em dia.
O serviço já está disponível a cerca de 3 anos e hoje funciona em mais de 160 municípios.
Porém, a situação não está favorável para a modalidade, que já enfrenta problemas em diversos locais. Mas ao contrário do que os rumores indicam, a intenção das autoridades não é encerrar o serviço e sim garantir que ele seja o mais seguro possível.
E neste sentido, é improvável que o Uber Moto vai acabar em 2024, desde que a empresa se adeque às exigências.
Por outro lado, é bom notar que diversas prefeituras já estão tomando medidas que afetam o serviço, com previsão até de multa. Mas como não existe uma regulamentação geral no país, por enquanto seguem em casos mais isolados.
Mas também é bom lembrar que esse não é o único problema que a empresa vem enfrentando por aqui.
A Uber também tem sofrido bastante pressão das autoridades brasileiras para regulamentar seus parceiros. Desta forma, eles trabalhariam de carteira assinada e com todos os direitos trabalhistas.
As discussões já vem rolando a bastante tempo, mas ao somar com os problemas em algumas das suas modalidades, acidentes, multas e outras coisas, não seria surpresa alguma se em 2024 presenciássemos o fim da Uber no país.
Oficialmente, não existe nenhuma afirmação sobre o fim do Uber Moto ou dos serviços da empresa por aqui. Mas a sensação geral é de desconforto e incerteza!
Qual o melhor sistema de som para usar no Uber
Qual o melhor tipo de seguro para proteger o carro do motorista de aplicativo
INSS 2025 vai pagar valor maior para quem recebe mais que um salário mínimo
Como solicitar a quitação de dívidas na Serasa
Calendário do Bolsa Família é liberado
Muitos brasileiros foram surpreendidos com a notícia de que o DPVAT Voltou! E não é fale news. Mas se você…