Uma das maiores dúvidas que os motoristas parceiros e usuários é relacionado aos pedágios na Uber. Se há descontos, se quem paga é o usuário ou o motorista, se é pago na hora ou é somado ao valor total da viagem, você vai descobrir tudo aqui. Para evitar qualquer constrangimento, confira aqui como funciona os pedágios na Uber.
Uma situação corriqueira, porém, se não houver a devida informação pode causar um certo problema na hora de acertar a conta da viagem. Então, leia este post para ter todas as informações que você precisa saber sobre os pedágios na Uber.
✓ Veja também como ser um motorista Uber
Muitos sabem o que é, mas não por qual motivo está ali e qual a razão de pagar para passar naquela estrada. Por isso, antes de qualquer coisa, entenda como funciona o pedágio:
O pedágio é o pagamento que se faz para ter direito de usar uma rodovia ou estrada concessionária de serviço público, ou seja, uma empresa privada presta um serviço público com a finalidade de manutenção daquela via, mas para isso, deve ser pago um valor todas as vezes que alguém quiser trafegar por ela.
✓ Veja quais são os carros permitidos pela Uber
A empresa passa a ser uma prestadora de serviços públicos, recebendo um percentual do valor arrecadado, e a outra parte vai para quem a contratou, nesse caso, o poder público.
Há várias formas de pedágio e todas elas tem um objetivo, uma razão. Existem pedágios que foram criados para reduzir a passagem de veículos por um certo caminho, já que deve ser feito o pagamento para trafegar por lá, há outros que servem para delimitar um território para outro, pode ser de um estado, entre cidades ou países, servindo como “fronteiras”.
Com certeza, você já deve ter passado por algum pedágio, e quando isso acontece e você é usuário ou motorista de um carro dos serviços Uber? Como proceder? Quem paga o pedágio? O motorista ou o usuário?
A Uber tem regras em relação a esse procedimento, e você confere logo no tópico a seguir!
A Uber tem em seus sistema, todos (ou pelo menos os principais) pedágios. Como o motorista deve está sempre logado ao aplicativo com conexão à internet, a Uber sabe quando ele passa por aquela rota de pedágios.
✓ Dúvidas? Ligue para o telefone Uber
Supondo que você seja um motorista Uber, ao passar pelo pedágio, você deve pagar o valor cobrado. Nunca o usuário pagará, pois como a Uber tem todos esses pedágios registrados em seu sistema, no final da viagem, irá ser cobrado do usuário o valor total acrescido o valor do pedágio que foi pago.
Se você é usuário Uber, já sabe! Você só paga o pedágio ao Uber na hora da finalização da viagem. Ao passar pelo pedágio, quem deve pagar é o motorista.
Após a finalização da viagem e o pagamento do pedágio feito pelo usuário através do aplicativo, a Uber devolverá o valor pago pelo pedágio ao motorista automaticamente.
Ou seja, quem paga o custo do pedágio é o usuário, porém, deve pagar à Uber e não à empresa responsável pela rota do pedágio.
Qual o melhor sistema de som para usar no Uber
Qual o melhor tipo de seguro para proteger o carro do motorista de aplicativo
INSS 2025 vai pagar valor maior para quem recebe mais que um salário mínimo
Como solicitar a quitação de dívidas na Serasa
Calendário do Bolsa Família é liberado
Muitos brasileiros foram surpreendidos com a notícia de que o DPVAT Voltou! E não é fale news. Mas se você…