O trabalho diário como motorista de Uber traz uma série de dificuldades. Por mais que haja uma intensa demanda nas cidades brasileiras, o custo-benefício é um problema, principalmente em razão da elevação do preço da gasolina e da manutenção. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas para identificar as corridas de app mais vantajosas e turbinar seus ganhos com o aplicativo!
Em média, o motorista de aplicativo tem alguns poucos segundos para aceitar ou recusar a corrida com a Uber – o mesmo vale para outros serviços. Por isso, é muito importante que o profissional treine o raciocínio rápido e fique preparado para ter uma resposta ágil e inteligente para si e para a reputação dentro da plataforma.
No geral, os critérios principais para decidir aceitar ou recusar uma corrida são o financeiro e a segurança. Nesse sentido, o motorista precisa aprender a calcular se a corrida vale a pena financeiramente naquele momento, levando em conta os custos por km percorrido e a própria distância até chegar ao local de saída.
Além disso, o motorista também precisa aprender a identificar as corridas com certo risco à integridade física e à segurança do motorista. Infelizmente, mesmo com todos os trabalhos para a identificação, os crimes seguem ocorrendo na Uber. Por isso, o profissional também precisa levar em consideração o feeling próprio e a experiência para identificar os problemas.
➜ B2w Entregador: Vantagens, Como se cadastrar e Dicas
Os principais produtores de conteúdo sobre Uber dizem que há uma conta muito simples, mas importante para definir quando uma corrida vale a pena ou não. No momento em que a corrida aparece piscando na tela para o motorista, a plataforma informa os seguintes dados:
A dica é somar a quilometragem dos dois deslocamentos, tanto da ida até o passageiro quanto da corrida em si. Depois, divida o valor da corrida pela quilometragem. O ideal é que o valor dê próximo ou acima de 1 real por quilômetro.
Caso a corrida esteja nesse valor, pode valer a pena aceitá-la, visto que mantém uma média condizente com os atuais gastos com combustível. Porém, se o valor estiver muito abaixo da média de 1 real por km, pode não valer muito pegar a corrida.
O principal motivo é o tempo de deslocamento até o passageiro, visto que se o Uber estiver muito longe de onde pegará o cliente, terá que percorrer um espaço que não está coberto pelos gastos, não valendo a pena a busca pelo serviço.
➜ Previdência do Uber: Vai ter aposentadoria para motoristas em 2023?
Logo, cruzando os dados e os cálculos, é possível entender que o cenário que vale mais a pena é quando o passageiro está próximo do motorista. Além disso, o deslocamento na corrida também beneficia o motorista. Rodar pouco até pegar o passageiro e rodar muito com o passageiro no carro é o cenário ideal.
Para aumentar os rendimentos, entram em conta alguns pontos. Primeiro que os horários dinâmicos dão valores mais altos. Por conta do trânsito, o motorista Uber pode perder mais tempo, por isso vale fazer um equilíbrio mais trabalhado de quando e onde ficar.
O posicionamento estratégico também diz respeito ao destino da corrida. Se o motorista Uber pega uma corrida até um local muito afastado, também terá dificuldades para voltar. Sem grandes opções, terá que voltar por conta.
➜ Uber de Cachorro: Melhores Aplicativos para fazer renda extra.
Porém, se o motorista faz uma corrida longa para um local em que há um bom trânsito de pessoas e procura pelo app, terá mais opções para se deslocar pela cidade fazendo as corridas. Por isso, é importante a experiência de se planejar e a busca estratégica por eventos e por acontecimentos na cidade que façam uma boa matemática dos casos.
Qual o melhor sistema de som para usar no Uber
Qual o melhor tipo de seguro para proteger o carro do motorista de aplicativo
INSS 2025 vai pagar valor maior para quem recebe mais que um salário mínimo
Como solicitar a quitação de dívidas na Serasa
Calendário do Bolsa Família é liberado
Muitos brasileiros foram surpreendidos com a notícia de que o DPVAT Voltou! E não é fale news. Mas se você…